domingo, outubro 18

Ligados para Deus

Ao povo que formei para mim, para celebrar o meu louvor. Isaías 43:21.

Em 1975 um físico de Harvard de nome Herbert Benson escreveu um best-seller intitulado The Relaxation Response (A Resposta do Relaxamento). Ele havia desenvolvido uma simples técnica para ajudar as pessoas a reduzirem o estresse. Ele as ensinou a relaxar focando-se em alguma imagem mental positiva. Para muitas pessoas os resultados foram notáveis. Elas tinham reduzido a frequência cardíaca, a respiração, e os hormônios relacionados ao estresse. Dr. Benson foi ainda capaz de ajudar pessoas que tinham dificuldade em dormir.

Então o Dr. Benson começou a notar algo especialmente interessante. Um certo subgrupo de pacientes beneficiaram-se com a "resposta do relaxamento" mais que outras. Elas tinham ainda melhor saúde, recuperavam-se mais rapidamente. Eram pessoas religiosas, pessoas que disseram ter sentido uma sensação de proximidade com Deus ao fixarem suas mentes em Sua bondade. Pessoas que meditaram no impressionante amor e poder de Deus eram mais saudáveis que aquelas que não o faziam.

Dr. Benson começou a estudar exatamente o que acontecia com essas pessoas quando elas experienciavam esta proximidade com Deus. Cientistas viram por um novo olhar as interligações do cérebro. Eles observaram como diferentes partes do cérebro reagem quando estimuladas. Eles localizaram a sede da experiência religiosa no cérebro, uma pequena estrutura do tamanho de uma amêndoa chamada a amígdala.

O neurocientista Rhwan Joseph concluiu, "A habilidade de ter experiências religiosas tem uma base neurológica". Em outras palavras, nós temos a religião em nossas cabeças.

Dr. Benson coloca isto ainda mais fortemente. Em seu livro Timeless Healing (Cura Eterna) ele escreve, "Nosso código genético foi feito acreditando em uma Infinita Absoluta parte de nossa natureza.". O doutor prossegue para dizer, "Nós somos ligados a Deus.". A Bíblia concorda. O profeta Isaías exclama, "esse povo que formei para mim, para que publicasse o meu louvor." (Isaías 43:21, AA).

Como nossos músculos são programados para o exercitarem-se, e nossos corações desenhados para funcionar eficientemente em uma dieta de pouca gordura, assim, nossos cérebros estão ligados para louvar a Deus. Nossos cérebros são especificamente desenhados para louvar. Quando louvamos a Deus, os impulsos elétricos do cérebro estimulam a produção de substâncias positivas: endorfinas. Estas endorfinas promovem saúde e vida. O Ministério da Saúde [um ministério adventista] estabelece, "Nada tende mais para promover saúde ao corpo e a alma do que um espírito de gratidão e louvor" (p. 251).

Nós somos programados para louvar. Hoje deixe seu coração ser preenchido com a atitude de louvor promotora de vida, produtora de saúde, e estimulante do bem-estar.

Por Mark Finley, On Solid Ground 2003, RHPA

Related Posts with Thumbnails