Aquele que quer aprender gosta que lhe digam quando está errado; só o tolo não gosta de ser corrigido. Provérbios 12:1
Na aula de biologia os alunos estudavam mamíferos voadores. Foi no laboratório que tiveram oportunidade de examinar partes de morcegos empalhados. Também assistiram a um documentário sobre os hábitos e a vida deles.
Léo não entendia por que Deus havia criado um bicho tão feio. Então, perguntou à sua professora. Ela lhe disse que provavelmente ele seja assim por ter sofrido mutações depois da entrada do pecado na Terra.
Se é isso mesmo ou tenha outra explicação, pouco importa. O fato é que é um animal diferente. Até para dormir foge dos padrões convencionais, porque dorme pendurado de cabeça para baixo.
Os alunos começaram a conjecturar: Como será que eles vêem o mundo quando estão para pegar no sono e quando acordam? Cada um deu sua opinião. E, diga-se de passagem, cada uma mais criativa do que a outra.
Por fim, a professora concluiu dizendo que há pessoas que sofrem da síndrome do morcego. Elas enxergam o mundo de cabeça para baixo. Em tudo vêem defeitos. Estão sempre certas. Os outros é que estão errados.
Não sei se você já percebeu que, dependendo do ponto de vista, a visão pode ser diferente? O problema não são as coisas, mas a posição da qual o morcego vê o mundo. Ele é que é o problema.
As pessoas que agem como morcegos são infelizes. Nunca estão satisfeitas com nada. Geralmente, são muito críticas, azedas e amargas. E, o que é pior, infernizam a vida de quem é obrigado a conviver com elas.
Não é isso que o Criador quer para você. Ele fez o mundo colorido para ser visto com a cabeça erguida. É verdade que o pecado mudou muita coisa. A morte, o sofrimento e a dor são uma realidade, mas até essas coisas ruins podem ser vistas da perspectiva correta.
Em sua idade juvenil, desenvolva a virtude de ser positivo e otimista. Procure ver as rosas. Ignore os espinhos. Elas são lindas e perfumadas. Eles são feios e pontiagudos. Elas alegram, e eles ferem. Lute contra a síndrome do morcego. Procure olhar o mundo com olhos de abelha. Em cada flor, elas vêem uma nova oportunidade de obter o néctar da vida.
O que você procurar, vai encontrar, porque seus olhos verão o que você quer ver.
Esse material pode ser adquirido na forma impressa através do website da Casa Publicadora Brasileira, detentora legal dos direitos autorais desta obra. Visite www.cpb.com.br para conhecer mais sobre a Casa Publicadora e seu vasto acervo cristão.