domingo, janeiro 31

Quando Jesus chorou por Satanás

Por Morris L. Venden, Faith That Works, 1999, RHPA

Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer. Isaías 53:3.

Depois que o pecado e a rebelião entraram em nosso universo, após ter havido uma peleja no céu, e após Satanás e seus anjos terem sido expulsos, Satanás não estava satisfeito com o que tinha feito. Ele não experimentou nenhuma dor genuína por ter pecado e ferido Alguém que o amou, mas ficou aterrado ao ver os resultados, mesmo daquele ponto, de sua rebelião.

"Satanás treme ao contemplar sua obra. Ele está sozinho, meditando sobre o passado, o presente e o futuro de seus planos. Sua poderosa estrutura vacila como numa tempestade. Um anjo do Céu está passando. Ele o chama e suplica uma entrevista com Cristo. Isto lhe é concedido. Então, relata ao Filho de Deus que está arrependido de sua rebelião e deseja voltar ao favor divino". Agora perceba: "Cristo chorou ante o infortúnio de Satanás mas disse-lhe, como pensamento de Deus, que ele jamais poderia ser recebido no Céu. O Céu não devia ser colocado em perigo." — História da Redenção, p. 26.

Jesus chorou — no início da separação e da dor causadas pelo pecado; como Ele olhasse adiante e visse Adão e Eva forçados a deixar o belo Jardim que Ele havia criado com eles em mente; como Ele visse Caim, incapaz de tolerar a justiça de Abel, acabando violentamente com a vida de seu irmão, e então recusando-se a arrepender-se.

Ele viu a crescente perversidade do mundo, as guerras, os crimes, o ódio, até que todos exceto oito almas fossem exterminadas da terra.

Ele viu aquelas em miséria, em escravidão, as massas que olharam com olhos desejosos por um Libertador, e ainda O rejeitaram quando Ele apareceu entre eles.

Ele viu o Getsêmani, o Calvário. Viu quão poucos aceitariam Seu sacrifício, e quão débil era a fé destes poucos. Chorou por causa da incredulidade, do sofrimento, do medo, da dor. Ele viu mártires sofrendo por Sua causa. Viu aqueles que O negaram para escapar do sofrimento.

Ele entristeceu-se porque Satanás, que Ele ainda amava, não poderia ser salvo. Seu coração foi despedaçado pela dor da separação de um querido, de uma inumerável multidão de queridos, com os quais Ele nunca poderia estar reunido. Quão tremendo comentário sobre o amor de Deus é a declaração "Jesus chorou".

Related Posts with Thumbnails