quinta-feira, dezembro 10

O riso é bom para sua saúde

Por Kay Kuzma, Fit Forever 2005, RHPA

O coração alegre é remédio eficiente. Provérbios 17:22, NVI.

Talvez você tenha ouvido algumas destas distorções que têm aparecido nos boletins da igreja:
  • "Não deixe a preocupação matar você. Deixe a igreja ajudar."
  • "Noite de quinta-feira: jantar pote de felicidade. Oração e terapia para seguir."
  • "Para aqueles de vocês que têm filhos e não sabem, nós temos uma creche no andar de baixo."
  • "As mulheres da igreja doaram todo tipo de roupas, e elas podem ser vistas no porão da igreja sexta-feira."
Se você falha em ver o humor nesses anúncios você pode ter um sério problema (trocadilho), porque dificilmente há um sistema em seu corpo que uma boa risada não estimule. O riso beneficia todo o sistema cardiovascular pela dilatação e aumento do fluxo sanguíneo. Ao inspirar grandes quantidades de ar isso cria um fluxo de sangue rico, altamente oxigenado. Às vezes este fluxo extra fará seu rosto corar e você se sentirá todo renovado.

Enquanto você está rindo a pressão do seu sangue e batimentos cardíacos aumentam (tanto como quando você se exercita), mas depois que o riso diminui tanto sua pressão sanguínea quanto batimentos cardíacos retornam a níveis mais baixos do que quando você começou. De acordo com um especialista no campo do humor, seu total diário de risos deveria ser igual a pelo menos 15 risadas por dia ou você está com baixa taxa de risos.

Você já riu até as bochechas doerem? Tal experiência dá novo significado ao velho dito, "Sem dor, sem ganho". Quando seu diafragma se contrai ele gera uma reação em seu corpo que sacode seu estômago e outros órgãos vitais, proporcionando uma massagem interna. Alguns chamam isso de "cooper" interno.

Sorria muito! A Bíblia nos lembra que "a alegria do coração transparece no rosto" (Prov. 15:13, NVI). O comediante Fred Allen certa vez disse, "Faz mal segurar o riso. Ele volta e enlarguesse seus quadris". Talvez com bastante prática, você se identifique com o pequeno Fred, que foi repreendido por sua professora da terceira série por rir alto demais na sala de aula. "Professora," respondeu Fred desculpando-se, "eu realmente não fiz de propósito. Eu só estava sorrindo e meu riso saiu".

Você já deu suas 15 risadas hoje? Se não, deixe seu sorriso escapulir, e colha a recompensa de uma saúde melhor!

— Len McMillan

Related Posts with Thumbnails