sábado, dezembro 12

O Fator Pai

Por Kay Kuzma, Fit Forever 2005, RHPA

Minha oração por todos eles é que sejam um, assim como Tu e Eu somos um, Pai — que assim como Tu és em mim e Eu sou em Ti, assim sejam eles em Nós, e o mundo crerá que Tu Me enviaste. João 17:21, NLT.

É saudável quando pais estão envolvidos na criação dos filhos. Eis os fatos: crianças com pais têm relacionamentos sociais mais saudáveis e maior motivação para realizar e portanto vão melhor na escola. Elas são mais capazes de adiar a gratificação imediata por recompensas posteriores. Têm maior auto-estima e são menos susceptíveis à influência do grupo e à delinquência juvenil. De fato, "Todos os elementos da saúde mental são melhores," afirma o Dr. Robert Moradi, um psiquiatra do Instituto de Medicina de Los Angeles da Universidade da Califórnia. Depois de analisar os números do censo, o Dr. Loren Moshen, do Instituto Nacional de Saúde Mental, concluiu que a ausência do pai foi fator mais forte do que a pobreza em contribuir para a delinquência juvenil.

Mas de todos os achados o mais incrível foi o do Dr. Kyle Pruett de que homens que estiveram envolvidos no cuidado físico de crianças menores de 3 anos de idade são significativamente menos propensos a se envolverem no abuso sexual de crianças. Aparentemente, a muita intimidade em alimentar, trocar fraudas, e banhar parece vacinar os homens contra a excitação sexual posterior, não apenas em relação a suas próprias crianças mas a outras também. A afirmação conclusiva em uma edição especial da Revista Newsweek (primavera/verão, 1997, p. 73) diz assim: "Poucas forças são tão poderosas, e tão pouco usadas em nossa cultura, como este sagrado vínculo entre pai e filho, a atração magnética de força e fragilidade, o 'apego' que começa com dependência e cresce em amor."

Mas tem mais: Em um estudo de 1.337 médicos formados que se graduaram na Universidade John Hopkins entre 1948 e 1964, a falta de proximidade com os pais foi um fator comum em hipertensão, doença coronariana, tumores malignos, doença mental, e suicídio. Em um estudo de 39 garotas adolescentes sofrendo do transtorno alimentar da anorexia nervosa, 36 tinham um fator em comum: falta de proximidade com o Pai. Em um estudo feito na Universidade John Hopkins, garotas adolescentes brancas vivendo em famílias sem pai eram 60 porcento mais propensas a ter relações sexuais antes do casamento do que aquelas que vivem em lares com pai e mãe.

Pais, se vocês querem filhos saudáveis, envolvam-se com eles — e com Deus!

Meu Pai celestial, que minha família Te veja em mim através de minhas ações e minhas palavras.

— Kay Kuzma

Related Posts with Thumbnails