terça-feira, dezembro 1

Como Seres Humanos Viverem Bem

Irmãos abraçados
Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união! Salmo 133:1, NVI.

Eis a minha visão sobre o ser humano e, além disso, viver bem. É a natureza do ser humano o cometermos erros, o ocasionalmente ofendermos uns aos outros, e o por vezes falhar em nossos esforços para viver bem. Genética, temperamento, ambiente, e hábito de cada um podem desempenhar um papel em nossos comportamentos desajeitados. Nada, porém, excede o fato de que somos, primeiramente, seres humanos. Fundamentalmente, ser humano é para o que somos desenhados. É nosso eu genérico, bem como o automóvel no qual fugimos quando pagamos somente o preço mínimo.

Para um ser humano viver bem, no entanto, requer algo mais. Implica saúde física, emocional, e espiritual, nenhuma das quais tem uma etiqueta de preço particularmente elevado. Tem que ver com nosso desejo de superar o viver genérico e nossa habilidade de simplesmente existir. Implica pelo menos uma medida de aptidão física. Envolve relacionamentos emocionalmente saudáveis, intimidade, e genuíno perdão. Envolve conectar-se com um Deus que diz: "Estou aqui. Confie em mim. Precisamos um do outro. Espero que você Me aceite e Me deixe ser uma parte de sua vida."

Um sábio e amável Deus criou dentro de nós os dons para ter sucesso e a habilidade para falhar. Como seres humanos, temos abundância de ambos. Fora da balança de sucesso e fracasso, contudo, derivam caráter, humildade, integridade de mente e espírito, e experimentamos tanto alegria como tristeza. Viver bem é não tão-somente sucesso ou realização, não é ausência de humildade ou tristeza; precisamos de todas essas experiências. Viver bem espiritualmente, emocionalmente, e até fisicamente é todo o processo. Jogadores de golf têm um ditado: "Não é como você dirige, é como você chega." O processo entre o buraco e o verde é o que importa.

Viver bem é corrigir erros enquanto tentamos evitar suas repetições. Viver bem é desculpar-se àqueles a quem ofendemos enquanto tentamos evitar repetir ofenças. Viver bem é fazer escolhas que reduzem a magnitude, frequência, e consequências de nossas falhas.

Viver bem é ver, comportar-se, e respeitar a maneira como todos os outros nos vêem, comportam-se em relação a nós, e nos respeitam. Esta é a pura e simples regra de ouro da vida de um ser humano bem vivida. É a vida cristã refletida em nossas vidas.

Obrigado, Senhor, por nos criar humanos, com todo o potencial para viver bem.

— Leonard L. Bailey

Por Kay Kuzma, Fit Forever, 2005, RHPA

Related Posts with Thumbnails