quinta-feira, outubro 8

A Verdade Vale a Pena

Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17.

No início de 1400 um brilhante jovem professor da Universidade de Praga descobriu os escritos do Reformista Inglês John Wycliffe. Ao John Huss debruçar-se sobre as Escrituras, tornou-se pessoalmente convencido de que a igreja em Bohemia precisava urgentemente de uma reforma. Muitos anos após receber ordens do sacerdote ele foi nomeado reitor da Capela de Belém em Praga. Os fundadores desta capela defendiam a pregação das Escrituras na língua do povo. Enbora Huss tenha nascido em berço humilde e ficado órfão de pai muito cedo, ele tinha um insaciável desejo por conhecimento. Ele tinha uma mente excepcionalmente brilhante e excelentes habilidades de comunicação. Ele foi admitido na universidade como um caso de caridade, mas logo distinguiu-se dos demais estudantes da Universidade de Praga.

Depois de completar seu curso universitário, ele entrou para o sacerdócio e logo foi ligado à corte do rei. Também foi feito um professor da universidade onde tinha recebido sua educação. Ele tornou-se um poderoso pregador de renome em toda a Europa. Quando ele começou a pregar que muitas das crenças da igreja não poderiam ser conciliadas com as Escrituras, isso emitiu ondas de choque em toda a igreja na Europa.

Baseando-se apenas na autoridade das Escrituras, ele corajosamente convidava a uma reforma na vida e nas crenças dos membros da igreja. Huss defendia ferrenhamente sua posição de que "os preceitos das Escrituras, transmitidos pela compreensão, devem reger a consciência; em outras palavras, que Deus fala pela Bíblia, e não a igreja pelos sacerdotes, é um guia infalível" (The Great Controversy [O Grande Conflito], p. 102).

A pregação de Huss levou à violenta oposição da Igreja Romana. Em 1415 ele foi queimado na fogueira em Praga, martirizado por sua fé.

Mesmo na morte, John Huss teve a absoluta confiança de que a verdade que ele acreditava, pregava, e estava disposto a morrer um dia triunfaria. Deus está nos chamando em nossos dias para nos apaixonarmos pela obediência à Sua verdade em uma época de decadência moral. Existem algumas coisas que não merecem ser comprometidas. O preço é muito alto.

Por Mark Finley, On Solid Ground 2003, RHPA

Related Posts with Thumbnails