segunda-feira, outubro 5

Incrível Precisão

As palavras do Senhor são palavras puras, prata refinada em cadinho de barro, depurada sete vezes. Sim, Senhor, tu nos guardarás; desta geração nos livrarás para sempre. Salmo 12:6, 7.

Que evidência concreta temos de que a Bíblia é historicamente precisa? Há informação confiável considerando nomes, lugares e localizações geográficas nas Escrituras? Descobertas feitas nos últimos 200 anos demonstram a validade da Palavra de Deus. Arqueologia não prova que a Bíblia é divinamente inspirada, mas provê uma base para tal crença. Demonstrar a precisão dos registros dos detalhes bíblicos, apóia nossa fé. Os dois últimos séculos nos têm provido com um número extraordinário de achados arqueológicos. Aqui estão alguns deles.

A Pedra Moabita, descoberta em 1868 no Jordão, confirma o ataque moabita a Israel como registrado em 2 Reis 1 e 3. Esta é uma forte evidência exterior à Bíblia de um evento específico registrado pelos escritores das Escrituras. Após a morte do rei de Israel, Acabe, em 853 a.C., o rei de Moabe atacou Josafá, rei de Judá. Pela miraculosa intervenção de Deus "[...] os israelitas se levantaram e feriram os moabitas, os quais fugiram diante deles [...]" 2 Reis 3:24. A Pedra Moabita registra precisamente a derrota moabita e sua subsequente fuga como delineado na Bíblia.

Um dos mais impressionantes achados do século XX foram as "Cartas de Laquis", descobertas de 1932 a 1938. Estes incríveis documentos encontrados 24 milhas ao norte de Berseba descreve o ataque de Nabucodonosor à Jerusalém em 586 a.C. Elas detalham a queda de Jerusalém da perspectiva de Babilônia. As Cartas de Laquis confirmam a precisão histórica da queda de Jerusalém. Elas testificam da honestidade dos profetas em Crônicas, Isaías, e Jeremias, que falaram do ataque de Babilônia a Israel.

Outro quase inacreditável achado é o Cilindro de Ciro, feito de argila. Este registro descreve Ciro, o rei persa, incluindo sua destruição de Babilônia e a libertação dos judeus cativos em 539 a.C. Este achado arqueológico é especialmente significante quando se observa que Ciro foi nomeado mais de 150 anos antes de seu nascimento, em Isaías 44:27, 28 e Isaías 45:1 como o pastor escolhido por Deus que executaria a libertação de Israel .

Estas descobertas, junto aos registros de outras, continuam a confirmar a exatidão e confiabilidade da Bíblia. Elas falam eloquentemente de um Deus que não deixou a si mesmo sem um testemunho no mundo. Elas testificam poderosamente que nós podemos ter absoluta confiança na integridade das Escrituras. Louve ao Senhor, pois Sua Palavra ainda resiste.

Por Mark Finley, On Solid Ground 2003, RHPA

Related Posts with Thumbnails