terça-feira, setembro 29

As promessas de Deus

Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado (1 Coríntios 3:17).

Este é o desejo de Deus: que todo homem, mulher, e criança seja Seu templo vivo. Tendo isso em vista, nosso texto para hoje é uma dupla promessa — uma advertência e um encorajamento. Primeiro, a advertência: Destruição é o destino daquele que destrói o templo de Deus. Em todas as terras, templos são lugares para serem adentrados com reverência. Nas terras ocidentais descobre-se a cabeça em lugares sagrados; em terras orientais retira-se os sapatos. Qualquer ato de sacrilégio seria punido pelas autoridades, ou mais diretamente pelos adoradores presentes.

Mas observe nosso texto — o próprio Deus punirá aqueles que contaminam Seu templo. Isto é tão certo quanto sério. Deus os destruirá. Por quê? Porque "o templo de Deus é sagrado". Quando a santidade é ignorada, há perigo à vista. Nadabe e Abiú "ofereceram fogo estranho perante o Senhor, o que lhes não ordenara. Então, saiu fogo de diante do Senhor e os consumiu" (Levítico 10:1, 2). "Uzá profanou a arca e morreu ali junto à arca de Deus" (2 Samuel 6:7). Uzias contaminou o Templo, e a lepra lhe saiu na testa perante os sacerdotes, na Casa do Senhor, "junto ao altar do incenso" (2 Crônicas 26:19).

Agora o encorajamento: "O Templo de Deus é sagrado, o qual sois vós". Nós não nos pertecemos. "Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo", e no vosso espírito, os quais são de Deus (1 Coríntios 6:20).

Sim, nós glorificamos a Deus em nossos corpos — em nosso comer, beber, exercitar, respirar, agir. Nós glorificamos a Deus em nossos espíritos — em nosso pensar, planejar, meditar, orar. "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12:2).

ORAÇÃO DE MEDITAÇÃO: "Ó Senhor, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome! Pois expuseste nos céus a tua majestade" (Salmo 8:1).

Por H.M.S. Richards, The Promises of God 2003. RHPA

Related Posts with Thumbnails